As mulheres de Barueri e Ruth Cardoso

Convidados, público e autoridades assistem ao vídeo do Centro Ruth Cardoso durante inauguração do “Espaço Mulher Ruth Cardoso”

O Dia Internacional da Mulher este ano teve significado especial para as mulheres de Barueri, em São Paulo. Em 8 de março foi inaugurado o Espaço Mulher Ruth Cardoso, equipamento multifuncional com mais de 6 mil metros quadrados dedicados exclusivamente às mulheres. No espaço está instalada, com entrada reservada, a Delegacia da Mulher. As mulheres de Barueri contarão também com piscina semi-olímpica e quadra para atividades esportivas, deque, auditório, espaço gourmet, salão de beleza para formação e atendimento, cyber café, dentre outros serviços. O local foi construído após pesquisa cuidadosa com as mulheres da cidade, e toda a equipe administrativa, atendentes e até mesmo a segurança é comandada por mulheres.

Para a festa de inauguração esteve presente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, recepcionado pelo prefeito Rubens Furlan e por Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade e coordenadora do Movimento Barueri Sou do Bem. Além de outras autoridades locais, estaduais e nacionais, o evento teve a presença maciça da população, que pôde assistir ao vídeo “Ruth Cardoso: ideia e ação social”, cedido pelo Centro Ruth Cardoso. O Centro organizou também uma pequena exposição de fotografias que registram a atuação da antropóloga nos programas concebidos na Comunidade Solidária.

Vida longa ao Espaço Mulher Ruth Cardoso!

Festival de Ideias 2012

Após o sucesso da edição de 2011, o Centro Ruth Cardoso lança o Festival de Ideias 2012. Em nova versão, o #festideias propõe uma nova maneira de organização, aprendizagem e inovação: em rede.

Formulado para fomentar soluções criativas frente aos problemas atuais da sociedade e para promover a inovação e o empreendedorismo, o FdI é uma rede de colaboração e troca de informações entre empreendedores, investidores e o público em geral.

Com lançamento previsto para março, o Festival 2012 aposta na co-criação como modelo de aprendizagem, e estreia em uma nova plataforma - mais potente, social e integrada.

Co-criações. O foco agora é nas co-criações! A experiência do FdI 2011 nos mostrou que, seja online ou presencial, o mais importante é a troca e interação entre os diversos participantes. Dessa forma, com base nos comentários e feedbacks dos participantes e parceiros, esta nova edição se propõe como um processo, no qual as ideias serão continuamente melhoradas, remixadas e maturadas.

Para isso, o Centro Ruth Cardoso preparou uma agenda de co-criações presenciais em seu auditório, além de dois eventos nacionais de encontro, troca, interação e premiação das ideias selecionadas.

Temas. Outra novidade são os novos temas escolhidos para compor os desafios do FdI. Em sua primeira edição, o Festival destacou três grandes temas de interesse da sociedade: Violência, Mobilidade urbana e Catástrofes naturais. Em 2012, o FdI incorporou novos temas: Redes de Aprendizagem, Crowdbusiness, Voluntariado e APPs.

Programa-se. Acompanhe nosso boletim e fique por dentro de toda a programação do FdI 2012. Ou interaja em nosso grupo no facebook: https://www.facebook.com/groups/219514234760244/

 



Twitter / Facebook

Acompanhe o Centro Ruth Cardoso pelo Facebook e Twitter e veja as novidades!

Agenda

Confira a agenda completa aqui

Novidades do Acervo


 

ALQUÉRES, Hubert. Fernando Henrique Cardoso: 80 anos. São Paulo: Ed. Jatobá, 2011.

BORGES, Adélia. Design + Artesanato. São Paulo: Terceiro nome, 2011.

FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros. CAMPOS, Marisa. CAZZUNI, Dulce Helena. FIORILO, Paulo (orgs.). Juventude e Segurança: Projeto Osasco. São Paulo: Aderaldo &Rothschild: CEPEDOC Cidades Saudáveis, 2010.

LOURENÇO, Arlindo da Silva. ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. O espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoques e perspectivas contemporâneas. São Carlos: UFSCar, 2011.

PEREIRA, Maria Isabel. I ONG Brasil – Os desafios da parceria entre o Poder Público, a Iniciativa Privada e o Terceiro Setor. São Paulo: Secretaria Municipal de Participação e Parceria, 2011.

 

 

Documentos e +

 

CARDOSO, Ruth. Desarquivando o Planejamento Familiar. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun. 1983. Tendências/Debates, Opinião, p.3.

CARDOSO, Ruth. As cozinhas comunitárias e a participação das mulheres. In: CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Ruth Cardoso: Obra reunida. São Paulo: MAMELUCO, 2011.

CARDOSO, Ruth. As mulheres e a democracia. Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v.1, n.2, p. 287- 304, 1987.

Foto do mês


Maria Rita dos Passos é artesã do projeto Mulheres da Palha – empreendedorismo social de artesãs da palha de carnaúba da UFCE, apoiado pelo Programa UniSol/AlfaSol e Santander desde 2011. O projeto propõe fomentar o empoderamento econômico e social do grupo de mulheres artesãs ligadas à Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte (CE)

(Foto: Fernanda Oliveira)

Entre aspas

Não poderia haver melhor homenagem a Ruth do que ser lembrada no Dia Internacional da Mulher. Ela tinha muitas ligações vitais com a sociedade, mas lutou muito pelo movimento feminista e pela autonomia da mulher. Se o Brasil está avançando, e vai avançar ainda mais, é porque estamos sendo mais igualitários, e para isso a mulher tem que ter seu espaço.

 

 

Fernando Henrique Cardoso, durante a inauguração do Espaço Mulher Ruth Cardoso em Barueri, 08/03/2012


Sugestões

 

 

O projeto Plataforma Democrática – uma parceria entre a Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso e o Centro Edelstein de Pesquisas Sociais – acaba de lançar dois novos livros da coleção O Estado da Democracia na América Latina.

Em Brasil e América do Sul: Olhares Cruzados, intelectuais brasileiros e de outros países sul-americanos analisam o papel e a imagem do Brasil na região, a partir de uma dupla perspectiva: de um lado, como o país encara a América do Sul; de outro, como suas estratégias são vistas pelos demais integrantes da região. Assim, o livro oferece uma perspectiva original das novas relações econômicas e políticas do Brasil com os países da vizinhança.

Em Meios de comunicação e democracia - Além do Estado e do Mercado são discutidos os desafios que a regulação pública dos meios de comunicação coloca para a democracia. Escrito por especialistas de dentro e de fora da América Latina, o livro oferece ao leitor a possibilidade de melhor entender as razões e implicações dos constantes confrontos entre governos e meios de comunicação em países latino-americanos.

Centro Ruth Cardoso
R. Pamplona, 1005 - Térreo
Edifício Ruth Cardoso
CEP 01405-001 - São Paulo/SP
Tel.: 11-33724325
www.centroruthcardoso.org.br
centrorc@centroruthcardoso.org.br

Caso não queira mais receber esta newsletter, envie um e-mail para centrorc@centroruthcardoso.org.br.